Andrea Mello Pontes
Precedió de Belem do Pará
La mirada de los agentes penitenciarios para las internas cambió y ellas se volvieron colaborativas con el trabajo de ellos.
Antes de os agentes realizarem a capacitação em Movimentos Essenciais, a relação das internas com os agentes penitenciários era tensa, travada e revestida de agressividade, o que dificultava o relacionamento e o trabalho dos agentes. Com a capacitação em Movimentos Essenciais, os agentes perceberam uma mudança na forma como olhavam e se relacionavam com as internas. O olhar que era permeado por preconceitos, julgamentos, críticas e rejeição mudou para um mais compassivo e respeitoso. Se deram conta de que agora conseguiam olhar para elas como pessoas, além de presidiárias, e elas passaram a colaborar com o trabalho deles.
A Diretora do Centro de Recuperação Feminino CRF, Carmen Botelho e outros diretores técnicos da então SUSIPE participaram da Capacitação em Movimentos Essenciais para Agentes Penitenciários em 2017, A Capacitação foi conduzida por Cláudia Boatti com apoio de Andrea Mello Pontes.